Governo de Alagoas entrega mais duas Creches Cria

A 47ª e a 48ª unidades foram entregues nos municípios de Anadia e Branquinha, respectivamente

Fabiana Barros / Ascom Cria

O governador Paulo Dantas participou da inauguração das Creches Cria em Anadia (26/10) e em Branquinha (27/10). A construção das unidades contribui para que o Estado alcance a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que é de pelo menos 50% das crianças matriculadas em creches. A cerimônia de entrega contou com a participação de diversas autoridades.

A unidade educacional em Anadia vai matricular 100 crianças, entre 1 a 5 anos de idade, em horário integral. O município possui três creches, sendo duas na zona urbana e uma na zona rural. A Creche Cria recebeu o nome em homenagem à educadora Rita Barros Dâmaso pelo trabalho desenvolvido como professora do município.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil, Quitéria Wanderley, existe a necessidade da aquisição de mais creches no município, especialmente, nas localidades que concentram o maior número de famílias beneficiadas pelo Cartão Cria, Bolsa Família e outros programas sociais.

A secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, ressaltou que além das formações para os professores, realizada pela Gerência de Educação do Cria, outros projetos atuam nas unidades, a partir de parcerias, a exemplo do projeto Creche Segura, que já atuou em 50 creches e capacitou 1.500 profissionais, um alcance em torno de 5 mil crianças com mais segurança.

O projeto prepara profissionais que atuam nas creches a prestarem os primeiros socorros em caso de acidentes. A iniciativa acontece em parceria com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Todas as Creches Cria foram capacitadas. O reforço da equipe do CB permitiu ampliar a capacitação para outras creches.

Mais inauguração

Em Branquinha, a Creche Cria está localizada na zona urbana, no Conjunto Residencial Raimundo Nonato Lopes, Platô II. A unidade vai funcionar em horário integral e por turno com crianças 200 crianças, de 0 a 5 anos e 11 meses.

Branquinha existia apenas uma creche. A Creche Cria recebeu o nome de Centro Educacional Infantil Jandira Damara de Freitas Lopes. “Com a nova creche ampliaremos a oferta de educação infantil em creches e pré-escola cumprindo a Meta 1 do Plano Municipal de Educação”, afirmou o secretário municipal de Educação de Branquinho, Ednaldo Firmino. Segundo ele, a creche vai começar a funcionar em fevereiro de 2024.

Governo do Estado de Alagoas