Primeira Infância participa do Urban 95 Academy, em Londres

A questão central é procurar responder, em nome das crianças e cuidadores, o que mudaria se pudesse vivenciar a cidade a partir da altura de uma criança de 3 anos

Fabiana Barros / Ascom

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Primeira Infância, participa do Urban 95 Academy - Semana da Residência em Londres, de hoje até o próximo dia 13. Trata-se de um programa de educação executiva para projetar e oferecer cidades melhores para crianças pequenas. A iniciativa é da London School of Economics e a Fundação Bernard van Leer.

Representantes de 11 localidades ao redor do mundo, a exemplo de Alagoas, Bogotá, Joanesburgo, Milão, participam do treinamento presencial, após a conclusão do curso de educação executiva on-line de sete semanas na qual houve a seleção para participar do programa a fim de implementar uma iniciativa Urban95 nas localidades participantes.

Ao longo da semana, os participantes vão aprimorar sua estratégia, comunicação, campanha e plano de implementação com o apoio dos principais parceiros técnicos. A questão central trazida pela Urban95 é procurar responder, em nome das crianças e cuidadores, o que mudaria se pudesse vivenciar a cidade a partir da altura de uma criança de 3 anos, altura de uma criança saudável de 3 anos, ou seja, 95 cm.

A iniciativa ajuda planejadores urbanos, designers urbanos e outros urbanistas a compreender como seu trabalho pode influenciar o desenvolvimento infantil. O objetivo é incentivar as cidades a criar espaços onde as crianças possam crescer, aprender, criar, imaginar e brincar em todos os bairros, alcançando o maior número de famílias possível.

O gerente do Núcleo Criativo, Elder Duarte, e a superintendente do Cria, Thalyne Araújo, estão participando do evento.

Durante o processo, a equipe do Cria contou com o apoio do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que desde 2017 tem dado suporte técnico ao Governo de Alagoas no aprimoramento ou elaboração de políticas e estratégias que resultem em um desenvolvimento urbano mais inclusivo e sustentável para o estado. “É muito importante que o Governo de Alagoas esteja se conectando com outras cidades do mundo inteiro, entendendo proximidades, desafios, avanços na área e, sobretudo, percebendo similaridades de programas que podem ser implementados no estado”, afirmou a analista de Programas do ONU-Habitat, Angélica Carnelosso.

Segundo Angélica, além disso, existe uma conexão muito importante com organizações parceiras e com a própria Fundação Bernard van Leer para que eles apoiem o Cria na implementação de projetos específicos de primeira infância. Esse apoio, essa assistência técnica nacional e internacional vai ser essencial para que a iniciativa continue gerando impacto de maneira sustentável e localizada para a população alagoana”, pontua.

Hoje, mais de um bilhão de crianças crescem nas cidades. As famílias urbanas em todo o mundo, especialmente as que vivem na pobreza ou em assentamentos informais, beneficiam de formas transformacionais de mais – e mais acessíveis – serviços, transportes e espaços verdes limpos e seguros para as crianças pequenas brincarem e as famílias se reunirem.

O programa

A Academia Urban95 é um programa de liderança concebido para que líderes municipais de todo o mundo aprendam e desenvolvam estratégias para tornar as cidades melhores para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores. A Academia Urban95 é uma colaboração conjunta entre a Fundação Bernard van Leer e a London School of Economics and Political Science com base em sua experiência em educação executiva.

As localidades com as ideias mais promissoras para tornar as suas cidades melhores para as crianças foram convidadas a participar da semana de formação presencial patrocinada na LSE em Londres. As cidades que concluírem o programa também são convidadas a aderir à rede global Urban95 de profissionais e autoridades municipais e também podem ser elegíveis para receber apoio técnico adicional da Fundação Bernard van Leer e dos seus parceiros.

Em Pilar

O projeto piloto será no município do Pilar a fim de conectar de forma efetiva os espaços e equipamentos públicos já construídos com foco no atendimento das crianças, gestantes e cuidadores. O escopo do projeto está baseado na implementação de iniciativas urbana e sócio emocional e possui quatro fases.

A primeira é o design participativo da metodologia; a segunda é a implementação da Rota da Primeira Infância e uma turma de formação parental; na sequência a avaliação das intervenções e finalizando a estruturação do escalonamento para outros municípios do estado.

A Rota da Primeira Infância visa conectar alguns dos principais equipamentos e espaços públicos da área central de Pilar a fim de oferecer um espaço convidativo, seguro e confortável para que cuidadores possam transitar, ocupar e descansar de forma adequada. Atualmente, esse trajeto é feito principalmente por motocicletas com cuidadores levando crianças no veículo de forma irregular. O projeto piloto prevê a formalização de uma parceria entre o Cria e o Programa Minha Cidade Linda.

Governo do Estado de Alagoas