GOVERNO DE ALAGOAS LANÇA EDITAL PARA PROJETO GRÊMIO QUE CRIA

As propostas devem ter relação com a temática da Primeira Infância; as bolsas são de R$ 300 para os alunos e R$ 1.000,00 para os professores

 

       

 

A Secretaria da Primeira Infância, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e Secretaria de Estado de Governo (Segov), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançaram o edital para o projeto Grêmio que Cria, nesta quinta-feira (20/07), no Centro de Convenções. O lançamento contou com as presenças do governador Paulo Dantas, da primeira-dama Marina Dantas, e secretários, além de um número expressivo de alunos da rede pública estadual de ensino.

O projeto atribui cotas de bolsas para estudantes membros de grêmio estudantil e profissionais ligados às atividades educacionais das escolas da rede pública estadual para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que estabeleçam diálogo com as temáticas voltadas para a primeira infância alagoana.

A secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, acredita que para pensar a política pública é preciso ter um diagnóstico da sociedade. “Uma maneira de envolver a sociedade é mobilizar os jovens, que têm rede social, engajamento, contato com outras pessoas, vontade de mudar o mundo”, comentou Paula. Ela destacou que estudos recentes, a partir de universidades bem conceituadas, apontam que para cada dólar investido na primeira infância, sete voltam para a economia. “Isso reduz a pobreza, a violência e a evasão escolar. Então, por que não envolver esses jovens numa pauta que vai mudar a vida das próximas gerações”, provocou.

A professora da Escola Princesa Isabel, Janaína Oliveira, acompanhou os alunos do Grêmio da unidade de ensino. “A expectativa é grande em relação ao lançamento do projeto. Eles estão muito empenhados em trabalhar com base no que for lançado hoje”, afirmou.

O presidente da Coordenação Estadual de Grêmios Estudantis, Carlos André, também compartilhou da mesma expectativa de Janaina. Para ele, o lançamento é uma oportunidade para saber todas as informações sobre o projeto e incentivar a participação dos estudantes gremistas.

Para o governador, o projeto incentiva os estudantes a conhecerem melhor a realidade da primeira infância e, assim, ajudar o Governo a mudar a realidade atual. “Nossa intenção é ver nossas crianças de zero a seis anos bem alimentadas, com educação de qualidade, com amor e acolhimento. Dessa forma, estamos olhando para o futuro de Alagoas”, disse.

Segundo a secretária executiva de Gestão da Rede de Ensino da Seduc, Sueleide Duarte, a Seduc está cheia orgulhosa em participar do evento, classificado por ela como promissor. “Esse projeto é uma oportunidade maravilhosa que traz ao jovem gremista a oportunidade de pensar a fase mais importante do ser humano, que é a infância. Eles irão mergulhar neste mundo, fazer pesquisa, trabalhar, sob um olhar científico, questões que envolvem a primeira infância”, comemorou.

Apresentação

 

         

 

 

Em uma linguagem acessível, as representantes do Criança Alagoana (Cria), Marcia Gonçalves e Claudia Petuba interagiram com o público e apresentaram o funcionamento do Grêmio que Cria.

Serão disponibilizadas 250 bolsas, sendo 200 para o estudante gremista, com valor mensal de R$ 300,00, e 50 vagas para o professor orientador correspondente a R$ 1.000,00 mensalmente. As bolsas serão concedidas e pagas por até oito meses, podendo ser prorrogável por igual período. O grêmio estudantil da escola precisa atuar há pelo menos seis meses. As ações executadas pelos projetos devem ter como aspectos fundamentais a promoção da temática da primeira infância, orientadas pelos objetivos, ações e princípios do Cria.

Os projetos de pesquisa devem ter ações com capacidade de execução nas seguintes temáticas: orientem a população quanto ao acesso às políticas públicas voltadas à primeira infância em Alagoas; sensibilizem e informem a população a respeito das violências doméstica e comunitária contra a primeira infância; atentam à realidade de mães e pais solos; tratem da problemática da exploração sexual e trabalho infantil; atentam à gravidez na adolescência e educação sexual.

As propostas deverão ser submetidas na plataforma da Fapeal (www.efap.fapeal.br) mediante o preenchimento de formulário eletrônico e anexação dos documentos que constam no edital. O período para a submissão das propostas pode ser de hoje até o próximo dia 11 de setembro. O prazo para homologação das inscrições é até o dia 15/09/23. O resultado final será até o dia 09/10/23 e o período de contratação até o dia 16 do mesmo mês.

Atribuições

 

        

 

 

O professor orientador deve elaborar o projeto de pesquisa conforme os documentos orientadores do Cria e da Fapeal, além de executar o projeto de pesquisa aprovado e orientar e acompanhar as atividades executadas pelo estudante gremista. O profissional deve apresentar relatórios dos projetos nas datas firmadas no termo de outorga, com periodicidade bimestral. Outra atribuição é participar dos seminários do programa realizados pela secretaria e a fundação.

Conforme o edital, o professor orientador deve cumprir seis horas semanais destinadas ao projeto, acompanhar cada estudante, individualmente, orientando-o em seu processo formativo, estimular e incentivar atitudes e comportamentos que contribuam para o protagonismo com autonomia dos estudantes e para o bom relacionamento com o grupo, observar, analisar e registrar, em parceria com docentes, núcleo gestor e secretaria da Unidade de Ensino, a assiduidade, a pontualidade, a responsabilidade, o comprometimento, a cooperação, a participação efetiva e o rendimento acadêmico de cada estudante, entre outras responsabilidades.

Já ao estudante gremista é responsabilidade executar, apoiar e acompanhar as atividades estabelecidas no projeto, apresentar relatórios mensais ao professor orientador da escola, participar dos seminários do programa realizados pelo Cria e a Fapeal, cumprir dez horas semanais. O edital estabelece outras atribuições pertinentes ao estudante.

Confira o edital na íntegra Link do Edital

           

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